Historial

Historial

Confraria Gastronómica dos

Rojões e Papas de Sarrabulho

Baguim do Monte - Gondomar

A ideia de formar uma confraria gastronómica na freguesia de Baguim do Monte surgiu por intermédio do baguinense Paulo Araújo no seio da Cooperativa Cultural «Arco do Bojo», entidade que vinha organizando com grande sucesso um concurso gastronómico de «Rojões e Papas de Sarrabulho» nesta localidade, prato típico da freguesia de Baguim do Monte muito apreciado por altura das Festas a S. Brás, realizadas anualmente no dia 3 de Fevereiro.


Com este certame a consolidar-se e a granjear reconhecimento e notoriedade a nível regional, nacional e até internacional, tornou-se evidente que uma Confraria Gastronómica potenciaria ainda mais esta iguaria, como poderia ser, também, mais um factor de desenvolvimento para a região, concretamente ao nível do turismo.


Cientes dessa realidade, a Cooperativa resolveu concretizar tal ideia e convidou alguns cidadãos com provas dadas ao serviço da cultura, do desporto e da gastronomia para constituírem a Confraria Gastronómica dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte.


O repto foi prontamente aceite e a 1 de Dezembro de 2009, na Rua de São Brás, 291, em Baguim do Monte, realizou-se a primeira reunião com os 12 membros fundadores, tendo ali ficado aprovados os estatutos, insígnias e objectivos da Confraria.


A 16 de Janeiro de 2010, pelas 10.30 h, é oficialmente constituída no Cartório Notarial de Ana Castro, no Porto, a Confraria Gastronómica dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte cujos objectivos são a divulgação, valorização e defesa cultural e gastronómica da Freguesia de Baguim do Monte, em especial dos Rojões e Papas de Sarrabulho, realçando o seu valor gastronómico, o seu significado histórico e o seu interesse popular, turístico, cultural e económico.

Share by: